CapGestão
O CapGestão é uma estratégia de fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade, espalhadas pelos diferentes biomas brasileiros. Os cursos são aplicados em seis módulos temáticos: Participação e Multiatores; Gestão Organizacional dos Empreendimentos; Organização e Fomento de Cadeias de Valor com Enfoque em Gênero; Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares; Diferenciação de Mercados para a Produção Familiar e Desenvolvimento de Modelos e Plano de Negócios.
Atualmente o CapGestão é aplicado nas versões CapGestão Amazônia, CapGestão Cerrado e CapGestão Formação de Formadores. Porém, seu formato permite ajustar conteúdos a outras regiões e diferentes biomas brasileiros (clique aqui e veja como ser um CapParceiro aí na sua região).
Como funciona o CapGestão
Atualmente o CapGestão é aplicado nas versões Amazônia, Cerrado e Formação de Formadores, direcionadas à realidade e às demandas destes dois biomas. Se essa é uma boa estratégia, melhor ainda é a notícia de que o CapGestão pode ser adaptado aos diversos biomas e regiões do País – basta que as parcerias sejam firmadas. Cada curso é dividido por módulos (temas): parte da caixa de ferramentas metodológicas do Guia Ater Mais Gestão, adaptadas e aplicadas às realidades locais.
Confira os temas: Facilitação de Processos Participativos; Desenvolvimento Organizacional; Análise de Cadeias de Valor com Enfoque em Gênero; Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares; Diferenciação de Mercados; Modelos e Planos de Negócios.
Intermódulos: Este recurso utilizado em alguns cursos consiste em pequenos períodos entre um módulo e outro, para que o público participante aplique, na prática, o que aprendeu na teoria.
Para integrar, moderar e acompanhar todos os participantes, os facilitadores e a equipe técnica do projeto utilizam ferramentas virtuais como o WhatsApp e o Aterbook (grupo do Facebook exclusivo do Programa), além de outras plataformas digitais.
Facilitação de Processos Participativos
Desenvolvimento Organizacional
Análise de Cadeias de Valor com Enfoque em Gênero
Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares
Diferenciação de Mercados
Modelos e Planos de Negócios
Quem participa do CapGestão
Profissionais de assistência técnica e extensão rural de entidades públicas ou privadas, agricultoras e/ou agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais, gestoras e/ou gestores de empreendimentos da produção familiar (associações e cooperativas), professoras e/ou professores de instituições públicas de ensino que formam extensionistas rurais e/ou outros atores sociais relevantes para o desenvolvimento socioprodutivo de comunidades da agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais.
O que o participante aprende ao participar do curso?
Assista ao vídeo e saiba mais!
Materiais para estudo
- Facilitação de Processos Participativos
- Desenvolvimento Organizacional
- Análise de Cadeias de Valor com Enfoque em Gênero
- Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares
- Diferenciação de Mercados
- Modelos e Planos de Negócios
Neste tema há uma série de ferramentas conceituais e metodológicas que se apoiam na construção de diálogos e no processo de aprendizagem experiencial. Abaixo é possível encontrar instrumentos de moderação e capacitação com enfoque no desenvolvimento e aprimoramento das competências pessoais para uma gama de processos participativos com grupos, tais como: capacitações, sessões de planejamento, avaliações, entre outros.
Os materiais estão organizados em categorias. Se quiser mais informações sobre cada um, clique no botão "detalhes". Para fazer o download diretamente, clique em "baixar"
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Este tema está baseado em um conceito de desenvolvimento organizacional e integra um conjunto de ferramentas para fortalecimento da autogestão e da autonomia de organizações de base (associações, cooperativas, entre outras). Aqui estão reunidas publicações sobre a metodologia DOP e a aplicação da metodologia CEFE, a fim de tornar viável a construção de planos de mudança e de aprimoramento organizacionais.
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Este módulo oferece uma caixa de instrumentos para motivar aos/às profissionais de Ater a analisarem o desenvolvimento de cadeias de valor com um olhar sensível ao gênero, na medida em que homens e mulheres possam obter benefícios equitativos.
O material ofertado permite identificar, por exemplo, restrições de gênero que dificultam o desempenho da cadeia de valor; as contribuições das mulheres em relação à quantidade e qualidade da cadeia; e ainda propor ações concretas para o alcance e empoderamento das mulheres nesse contexto.
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- Matéria da HuffPost – Terry Crews sobre masculinidade tóxica: ‘Os homens precisam ser desprogramados’
- Matéria do Recalculando a Rota – Quando os homens são vítimas do machismo?
- Artigo de Maíra Liguori: O machismo também mora nos detalhes
- United Nations Infographic with data on gender and agriculture I
- United Nations Infographic with data on gender and agriculture II
- Abordando as desigualdades de gênero na cadeia de valor dos laticínios (em inglês) – elaborado por AIRC National Documentaries
Este vídeo é sobre o modelo de compartilhamento de leite que ajudou a resolver alguns problemas de desigualdade de gênero entre famílias nas comunidades do condado de West Pokot, no Quênia. - Cadeia de valor do café: Uganda (em inglês) – parte 1
Documentário sobre a agregação de valor à cadeia de café na Uganda: árvores equilibradas geram uma cadeia de valor mais rica em frutas para o café. - Cadeia de valor do café: Uganda (em inglês) – parte 2
Documentário sobre a agregação de valor à cadeia de café na Uganda: árvores equilibradas geram uma cadeia de valor mais rica em frutas para o café. - Cale o assédio – campanha do Instituto Maria da Penha (IMP)
E se os homens tivessem que enfrentar o assédio que as mulheres sofrem diariamente nas ruas? De uma maneira direta, a campanha “Cale o Assédio” busca fazer os homens refletirem sobre o desrespeito e a violência contra a mulher. - Chega de fiu fiu! Cantada não é elogio
Nesta apresentação, a jornalista Juliana de Faria faz um apelo contra o assédio sexual e a violência contra a mulher. Ela conta sobre a campanha “Chega de Fiu Fiu”, que tem o objetivo de combater o assédio sexual em locais públicos. - Emprego – elaborado por Porta dos Fundos
Neste vídeo irônico, o grupo humorístico “Porta dos Fundos” recria uma entrevista na qual a mulher atende a todos os requisitos para a vaga. Será? - #EvolveTheDefinition (em inglês) – elaborado pela Bonobos
Campanha criada pela marca masculina Bonobos. A ideia é envolver a definição de “masculino” sem limitá-la, criando um mundo onde todos os homens se encaixem. - Igualdade de Gênero: Agora (em inglês) – elaborado pela WorldFish
Este vídeo busca promover a igualdade de gênero como um caminho para a redução da pobreza extrema e da fome, aumentando a prosperidade compartilhada de mulheres e homens em todo o mundo. - Inibição Emocional (legendado) – elaborado pela Man up!
Conceitos distorcidos de masculinidade podem ser perigosos. Esta campanha australiana, laborada pela organização Man up encoraja os homens a se abrirem. - Made in Milk – a história de Hirut na Etiópia (em inglês) – elaborado pela SNV
O vídeo conta a história de Hirut, uma produtora da Etiópia, que resolveu abrir uma empresa de leite em um dos países onde o setor de laticínios tem sido negligenciado pela economia. Para ela, no entanto, as coisas foram bem diferentes. - Maioria Oprimida (legendado) – elaborado pela cineasta Eleanore Pourriat
Este curta-metragem mostra um mundo onde o poder se conjuga no feminino. A cineasta coloca homens em situações de desrespeito e de abuso sofridas por muitas mulheres diariamente. - Mansplaining – elaborado por Porta dos Fundos
De forma humorada, o grupo “Porta dos Fundos” explica conceitos como “mansplaining”, quando um homem tenta explicar algo para uma mulher, assumindo que ela não entenda sobre o assunto. - Melhorando as relações de gênero nos domicílios de cafeicultores (em inglês) – elaborado por Hanns R. Neumann Stiftung
Vídeo mostra como a organização Hanns R. Neumann pretende melhorar a qualidade de vida dos cafeicultores da Uganda. - Não é elogio
O assédio deve ser considerado elogio ou brincadeira? O vídeo faz parte de uma campanha que expõe o questionamento presente na cabeça de inúmeras mulheres que vivenciam o assédio frequentemente. - Oportunidades para as mulheres. Crescimento para os negócios – elaborado pela Women’s World Banking
O vídeo explica como ao projetarem produtos e serviços financieiros a mulheres de baixa renda, prestadores de serviços fazem seus negócios crescerem. - Por que o gênero faz sentido no agranegócio? (em inglês) – elaborado pela AgriProFocus
Neste vídeo, a AgriProFocus Zambia co-organizou uma trajetória de treinamento com Musika, um de seus membros ativos. A ideia é mostrar as oportunidades perdidas pelo setor agrícola e melhorar a equidade de gênero na cadeia de valor da agricultura. - Purl (em inglês) – elaborado pela Pixar
Este curta apresenta a Purl, uma novelo de lã cor-de-rosa. Como funcionária de uma startup, ela inicia seu primeiro dia de trabalho e cria estratégias para ser vista, aceita e respeitada em um ambiente majoritariamente masculino. - Sátira musical: A Louca
Esta sátira sobre o machismo foi composta, em 2015, pela cantora Manuela Tecchio. O objetivo era alcançar outras mulhreres que, mais do que uma identificação com a letra, buscavam mudanças. - Se cantadas revelassem a verdade – elaborado por DR Oficial
Neste vídeo, a DR Relacionamentos conta como seria se as cantadas de rua revelassem a verdade sobre os homens. - Café Apuí (AM) – Empoderamento de mulheres e jovens na cadeia de valor – Aula 1
Ministradas pela instrutora Marina Yasbek (Idesam), as aulas desta série objetiva capacitar mulheres para desempenhar e dominar todas as etapas e registros da Certificação participativa. - Café Apuí (AM) – Empoderamento de mulheres e jovens na cadeia de valor – Aula 2
Ministradas pela instrutora Marina Yasbek (Idesam), as aulas desta série objetiva capacitar mulheres para desempenhar e dominar todas as etapas e registros da Certificação participativa. - Café Apuí (AM) – Empoderamento de mulheres e jovens na cadeia de valor – Aula 3
Ministradas pela instrutora Marina Yasbek (Idesam), as aulas desta série objetiva capacitar mulheres para desempenhar e dominar todas as etapas e registros da Certificação participativa. - Café Apuí (AM) – Empoderamento de mulheres e jovens na cadeia de valor – Aula 4
Ministradas pela instrutora Marina Yasbek (Idesam), as aulas desta série objetiva capacitar mulheres para desempenhar e dominar todas as etapas e registros da Certificação participativa. - Café Apuí (AM) – Empoderamento de mulheres e jovens na cadeia de valor – Aula 5
Ministradas pela instrutora Marina Yasbek (Idesam), as aulas desta série objetiva capacitar mulheres para desempenhar e dominar todas as etapas e registros da Certificação participativa. - Arapiúnicas: Tecendo um Futuro Empoderado – Aula 1: apresentação
Esta série tem o intuito de valorizar e empoderar as mulheres produtoras do artesanato de palha da cooperativa Turiarte de Santarém, no Pará. - Arapiúnicas: Tecendo um Futuro Empoderado – Aula 2: Matérias-primas – Parte I
Esta série tem o intuito de valorizar e empoderar as mulheres produtoras do artesanato de palha da cooperativa Turiarte de Santarém, no Pará. - Arapiúnicas: Tecendo um Futuro Empoderado – Aula 3: Matérias-primas – Parte II
Esta série tem o intuito de valorizar e empoderar as mulheres produtoras do artesanato de palha da cooperativa Turiarte de Santarém, no Pará. - Arapiúnicas: Tecendo um Futuro Empoderado – Aula 4: Qualidade Artesanato – Parte I
Esta série tem o intuito de valorizar e empoderar as mulheres produtoras do artesanato de palha da cooperativa Turiarte de Santarém, no Pará. - Arapiúnicas: Tecendo um Futuro Empoderado – Aula 5: Qualidade Artesanato – Parte II
Esta série tem o intuito de valorizar e empoderar as mulheres produtoras do artesanato de palha da cooperativa Turiarte de Santarém, no Pará. - Arapiúnicas: Tecendo um Futuro Empoderado – Aula 6: Economia pós-pandemia
Esta série tem o intuito de valorizar e empoderar as mulheres produtoras do artesanato de palha da cooperativa Turiarte de Santarém, no Pará. - Arapiúnicas: Tecendo um Futuro Empoderado – Aula 7: Mulher na renda familiar
Esta série tem o intuito de valorizar e empoderar as mulheres produtoras do artesanato de palha da cooperativa Turiarte de Santarém, no Pará. - Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 1: apresentação
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento. - Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 2: contextualização
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento. - Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 3: Beneficiamento e Boas Práticas – Parte I
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento. - Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 4: Beneficiamento e Boas Práticas – Parte II
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento. - Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 5: Educação financeira – Parte I
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento. Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 6: Educação financeira – Parte II
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento.- Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 7: Reconhecimento da mulher – Parte I
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento. Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 8: Reconhecimento da mulher – Parte II
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento.Mulheres na cadeia do açaí de manejo da ATAIC – Aula 9: Reconhecimento da mulher – Parte III
As aulas desta série buscam ampliar a percepção da participação das mulheres na cadeia do açaí e capacitá-las em boas práticas de beneficiamento.
Este tema reúne diversos instrumentos e publicações que auxiliam na compreensão sobre as etapas de regularização sanitária, boas práticas de fabricação e orientações de acesso aos diferentes mercados para cadeias de produtos da sociobiodiversidade, com ênfase em açaí, castanha-do-brasil e pirarucu.
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- Polpas de fruta AMA – Ajó (PA): Vigilância sanitária
A série tem o objetivo de incentivar as mulheres em tomadas de decisões conscientes e independentes, com mais segurança na gestão e possibilidade de inovação e estratégias para seus negócios. - Polpas de fruta AMA – Ajó (PA): Crédito rural
A série tem o objetivo de incentivar as mulheres em tomadas de decisões conscientes e independentes, com mais segurança na gestão e possibilidade de inovação e estratégias para seus negócios.
Este tema trata dos mecanismos de diferenciação de mercados a partir da consideração dos valores socioambientais associados aos produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia, levando em conta o reconhecimento de suas origens e importância.
O objetivo é mostrar os diversos padrões ambientais e sociais como uma estratégia que molda o curso de negócios sustentáveis; bem como identificar os padrões como instrumentos capazes de incentivar o crescimento econômico socioambiental.
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- Certificação de produtos orgânicos – Parte 1
Laércio Meirelles, do Centro Ecológico Ipê, explica como foi criada e como funciona a certificação orgânica. O vídeo tem apresentação de Junia Karst, coordenadora de certificação florestal do Imaflora. - Certificação de produtos orgânicos – Parte 2
Laércio Meirelles, do Centro Ecológico Ipê, aborda os tipos de sistemas de certificação orgânica, com foco nos sistemas participativos. O vídeo tem apresentação de Junia Karst, coordenadora de certificação florestal do Imaflora. - Cadeia de Custódia – Parte 1
Marcos Planello, coordenador de certificação FSC do Imaflora, explica como garantir que o produto passe por todos os elos da cadeia de valor sem perder as garantias socioambientais de um manejo florestal certificado. - Cadeia de Custódia – Parte 2
Marcos Planello, coordenador de certificação FSC do Imaflora, aborda os requisitos da certificação FSC para a cadeia de custódia. - Cadeia de Custódia – Parte 3
Marcos Planello, coordenador de certificação FSC do Imaflora, traz alguns dados de certificação FSC de produtos da sociobiodiversidade. - Comércio Justo – Parte 1
Alexandre Goulart, do Instituto Ethos, explica neste primeiro vídeo da série, a origem do Fair Trade (comércio justo). - Comércio Justo – Parte 2
Neste vídeo, Alexandre Goulart, do Instituto Ethos, explica o que é o comércio justo, quais são os seus princípios e as formas de garanti-los e respeitá-los. - Comércio Justo – Parte 3
Alexandre Goulart, do Instituto Ethos, mostra alguns selos e iniciativas referentes a cada selo. Além disso, exemplifica um ciclo de avaliação de um sistema de garantia. - Comércio Justo – Parte 4
No último vídeo da série sobre Comércio Justo, Alexandre Goulart, do Instituto Ethos, fala sobre os sistemas de financiamento e acerca da atualidade do tema no mundo. - Origens do Brasil – Parte 1
O Origens Brasil, iniciativa do Imaflora e do ISA, é uma rede colaborativa que promove relações comerciais éticas, transparentes e equilibradas. A explicação é de Patrícia Cota Gomes, coordenadora do selo. - Origens do Brasil – Parte 2
A coordenadora do selo Origens Brasil, Patrícia Cota Gomes, explica quais são as responsabilidades dos membros da rede e quais foram os principais acontecimentos no ano de 2018. - UEBT New Ethical BioTrade Standard – 2020
O Padrão de Comércio Ético (também conhecido como padrão UEBT) consiste em sete princípios que cobrem importantes questões sociais, ambientais e econômicas. - Gosto da Amazônia – Parte I
O vídeo conta a história da marca coletiva “Gosto da Amazônia” que comercializa o pirarucu selvagem de manejo. O objetivo é preservar a natureza e desenvolver uma socioecnomia sustentável. - Gosto da Amazônia – Parte II
O vídeo conta a história da marca coletiva “Gosto da Amazônia” que comercializa o pirarucu selvagem de manejo. O objetivo é preservar a natureza e desenvolver uma socioecnomia sustentável. - Gosto da Amazônia – Parte III
O vídeo conta a história da marca coletiva “Gosto da Amazônia” que comercializa o pirarucu selvagem de manejo. O objetivo é preservar a natureza e desenvolver uma socioecnomia sustentável. - Gosto da Amazônia – Parte IV
O vídeo conta a história da marca coletiva “Gosto da Amazônia” que comercializa o pirarucu selvagem de manejo. O objetivo é preservar a natureza e desenvolver uma socioecnomia sustentável. - Explicando a sociobiodiversidade – Parte I
O que é sociobiodiversidade? Veja as visões de diversas pessoas sobre o tema. - Explicando a sociobiodiversidade – Parte II
O que é sociobiodiversidade? Veja as visões de diversas pessoas sobre o tema. - Explicando a sociobiodiversidade – Parte III
O que é sociobiodiversidade? Veja as visões de diversas pessoas sobre o tema.
Este tema disponibiliza um conjunto de ferramentas para que os/as técnicos (as) de Ater estabeleçam processos de diálogo, análise e reflexão com os diversos atores envolvidos em torno dos modelos de negócios sustentáveis. Abaixo, é possível encontrar materiais que orientam o desenvolvimento de estratégias de marketing, combinadas com elementos de gestão financeira, permitindo uma avaliação mais próxima da realidade dos empreendimentos.
Os materiais estão organizados em categorias. Se quiser mais informações sobre cada um, clique no botão "detalhes". Para fazer o download diretamente, clique em "baixar"
- CapFeiras Aula 00 – Apresentação do Programa CapFeiras
O programa é uma capacitação virtual dedicada à preparação de empreendimentos da agricultura familiar para a participação em feiras internacionais. - CapFeiras Aula 01 – O conceito de feira
Renata de Melo Rosa, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação (Convênio Apex/UniCeub), apresenta as principais vantagens da participação em uma feira e as possibilidades de promoção comercial de feiras internacionais. - CapFeiras Aula 02 – Introdução ao comércio exterior
Neste vídeo, Renata de Melo Rosa, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação (Convênio Apex/UniCeub), fala sobre noções básicas de comércio exterior, tais como: vantagens e planejamento para a exportação; DU-E; portal Siscomex. - CapFeiras Aula 03 – Prospecção e acesso a mercados internacionais
Na terceira aula, Renata de Melo Rosa, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação (Convênio Apex/UniCeub), apresenta as principais ferramentas de prospecção para mercados internacionais. - CapFeiras Aula 04 – Logística internacional
Renata de Melo Rosa, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação (Convênio Apex/UniCeub), fala sobre os termos do comércio internacional e acerca dos fatores logísticos que influenciam na precificação dos produtos lá fora. - CapFeiras Aula 05 – Inteligência de mercado aplicada à exportação brasileira
Na penúltima aula, Renata de Melo Rosa, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação (Convênio Apex/UniCeub), mostra estudos da Apex Brasil sobre o tema aplicados ao café, álcool, frutas e outros. - CapFeiras Aula 06 – Concorrência internacional: práticas legais e ilegais
Renata de Melo Rosa, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação (Convênio Apex/UniCeub), discute as barreiras tarifárias aplicadas ao comércio exterior e seu impacto na balança comercial dos países, entre outros assuntos.