O CapGestão Formação de Formadores é voltado para professoras/es de instituições de ensino profissional e profissionais que atuam em instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Amazônia e que estão diretamente relacionados às organizações econômicas de base familiar da região.
Esta formação busca incorporar as metodologias participativas de formação para profissionais que atuarão na assistência técnica às propostas pedagógicas de instituições públicas de educação profissional que atuam na Amazônia.
Objetivos do CapGestão
Formação de Formadores
O objetivo do CapGestão Formação de Formadores é contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços de formação profissional ofertados por instituições de educação para a disseminação do conhecimento da bioeconomia sustentável e inclusiva na Amazônia. A proposta é que isso ocorra por meio da inserção dos conhecimentos trabalhados na formação dentro de disciplinas do ensino médio, graduação, pós-graduação e/ou em cursos de extensão.
O CapGestão Formação de Formadores ajuda a orientar corpo docentes, profissionais e estudantes a se engajarem e atuarem de forma participativa na assessoria à gestão das organizações da agricultura familiar, de povos indígenas e de comunidades tradicionais, ampliando a comercialização de seus produtos da sociobioeconomia.
Objetivos específicos
- Capacitar professoras e professores das instituições de ensino formal nas ferramentas do CapGestão.
- Qualificar a formação de alunas e alunos nas instituições de formação profissional, para ampliar seus conhecimento e capacidades sobre sistemas de gestão e acesso aos mercados para as organizações da agricultura familiar, de povos indígenas e de comunidades tradicionais.
- Desenvolver as capacidades para apoiar processos de diálogo para: planejamento, monitoramento, avaliação; desenho e implementação de treinamentos considerando o ciclo de aprendizagem ativo; aprimorar ferramentas para moderação de ambientes em grupos; analisar os circuitos econômicos para a definição de estratégias de melhoria; assimilar ferramentas básicas para a gestão financeira dos empreendimentos; identificar diversos modelos de diferenciação dos produtos nos mercados; conhecer as normas para a regularização sanitária de empreendimentos de base familiar e; a elaboração e o aprimoramento dos modelos de negócios dos empreendimentos.
Linha do tempo
Formação de Formadores no Amapá, com a participação de 26 professores/as de Instituições de Ciência e Tecnologia públicas
(Universidade Federal, Instituto Federal,
Universidade Estadual) e 25 Professores/as de Casas Familiares Rurais.
CapGestão Cerrado – Formação de Formadores. Com a participação de 63 professoras e professores, de 61 Escolas Família e Casas Familiares Rurais. Foram representantes de 7 estados (BA, GO, MA, MG, PA, PI e TO) e 56 municípios.
Processo de Formação de Formadores no estado do Amazonas, com a participação de 15 Professores/as de Instituições de Ciência e Tecnologia públicas (Universidade Federal, Instituto Federal, Universidade Estadual).
Processo de Formação de Formadores no Pará, com participação de 56 Professores/as de Instituições de Ciência e Tecnologia públicas (Universidade Federal, Instituto Federal, Universidade Estadual) e casas familiares rurais.
Formações Cacau em Ação, na região Sul da Bahia, implementadas com base nos métodos de Formação de Formadores do CapGestão.
De onde são os participantes do CapGestão Formação de Formadores
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