O CapGestão Cerrado é uma estratégia criada para o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade localizadas no Bioma Cerrado. Com foco na capacitação, a iniciativa contribui para aumentar as capacidades locais de forma a melhorar a gestão de empreendimentos da agricultura familiar, de povos indígenas e comunidades tradicionais. Os participantes são atores-chaves no tema de gestão de empreendimentos rurais, especialmente aqueles que trabalham com as cadeias produtivas da sociobiodiversidade.
A melhoria da capacidade de atuação destas pessoas é mais uma estratégia promovida pelo projeto Ceres para o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade localizadas no bioma Cerrado, em parceria com o WWF-Brasil e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), com apoio da União Europeia, do IPAM, da GIZ e do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar da Universidade de Brasília (UnB).
Com um conteúdo desenhado para atender as necessidades das organizações da agricultura familiar, o processo de capacitação é uma importante ferramenta para o fortalecimento das principais cadeias da sociobiodiversidade destes territórios do Cerrado, como babaçu, baru, pequi, buriti e mel, entre outras delícias do Cerrado. É mais uma oportunidade de participação mais justa das cooperativas, associações e outros empreendimentos da produção familiar nos mercados públicos e privados.
O Programa está sendo realizado no formato EAD (educação à distância) e em cada curso é exigida uma dedicação de 18 horas para os encontros online, acesso aos materiais de apoio na plataforma de ensino, elaboração de trabalhos etc.

Linha do tempo

Criado o CapGestão Cerrado, nova versão do curso, adaptada a este importante bioma brasileiro. Promovido pelo Projeto Ceres, em parceria com WWF, o ISPN com apoio da União Europeia, o IPAM, a GIZ e a Universidade de Brasília (UNB).

Realizados dois primeiros cursos do CapGestão Cerrado, em formato online, pelo Projeto Ceres, com a participação de representantes de 11 estados no Cerrado.

O CapGestão Cerrado com seis cursos online formou 64 profissionais de 44 instituições, locaizadas em 49 municípios de 11 estados.