Clique e conheça

O CapGestores é um curso do Programa CAP desenhado para apoiar e preparar gestores e gestoras de órgãos da administração pública com potencial para comprar alimentos da agricultura familiar, e de povos indígenas e comunidades tradicionais para que consigam executar o orçamento voltado para este fim. 

Assim, contribuem valorizando os alimentos regionais, estimulando a produção, a geração de renda local e a segurança alimentar no campo e na cidade. O objetivo é preparar gestores e gestoras públicos para que consigam unir a demanda de escolas e órgãos públicos por alimentos saudáveis à oferta de produtos.

Galeria

Linha do tempo

Como funciona

Para alcançar o objetivo de melhorar os processos das compras públicas da agricultura familiar, de povos indígenas e comunidades tradicionais, o CapGestores é aplicado em um módulo intensivo, com três dias de duração.

O processo de formação envolve gestores e gestoras estaduais e municipais em duas etapas, uma presencial e uma à distância. A etapa de acompanhamento virtual serve para orientar os alunos no desenvolvimento de Editais de Chamadas Públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar, de povos indígenas e comunidades tradicionais, com dispensa de licitação

Quem participa

Servidores e servidoras, gestores e gestoras públicos envolvidos(as) diretamente com a área de compras (licitação); profissionais da área de nutrição dos órgãos compradores; técnicas e técnicos da ATER.

De onde são os participantes do CapGestores

Materiais para estudo

Este tema disponibiliza instrumentos para facilitar a aprendizagem de gestores quanto aos processos de compras públicas da agricultura familiar do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA-CI (Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos), otimizando os recursos financeiros disponíveis e promovendo o desenvolvimento local, por meio do fortalecimento das políticas de segurança alimentar e nutricional no campo e nas cidades.

Os materiais estão organizados em categorias. Se quiser mais informações sobre cada um, clique no botão "detalhes". Para fazer o download diretamente, clique em "baixar"

Compartilhe o CapGestores