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CapGestão
Formação de Formadores

O CapGestão Formação de Formadores é voltado para professoras/es de instituições de ensino profissional e profissionais que atuam em instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Amazônia e que estão diretamente relacionados às organizações econômicas de base familiar da região.

Esta formação busca incorporar as metodologias participativas de formação para profissionais que atuarão na assistência técnica às propostas pedagógicas de instituições públicas de educação profissional que atuam na Amazônia. 

Este Programa é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com o apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, em parceria com o Eco Consult e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), durante o projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável.

Objetivo do CapGestão Formação de Formadores

O objetivo do CapGestão Formação de Formadores é contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços de formação profissional ofertados por instituições de educação para a disseminação do conhecimento da bioeconomia sustentável e inclusiva na Amazônia através da inserção dos conhecimentos ofertados pelo Programa CapGestão nas ofertas regulares das disciplinas do ensino médio, graduação, pós-graduação e/ou em cursos extra-curriculares.

O CapGestão Formação de Formadores ajuda  a orientar docentes, profissionais e estudantes a se engajarem e atuarem de forma participativa na assessoria à gestão das organizações econômicas de produtores, buscando ampliar a comercialização dos produtos da agroecologia, da sociobiodiversidade e da agricultura familiar.

Confira os temas: Facilitação de Processos Participativos; Desenvolvimento Organizacional; Análise de Cadeias de Valor com Enfoque em Gênero; Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares; Diferenciação de Mercados; Modelos e Planos de Negócios.

Intermódulos: Este recurso utilizado em alguns cursos consiste em pequenos períodos entre um módulo e outro, para que o público participante aplique, na prática, o que aprendeu na teoria.

Para integrar, moderar e acompanhar todos os participantes, os facilitadores e a equipe técnica do projeto utilizam ferramentas virtuais como o WhatsApp e o Aterbook (grupo do Facebook exclusivo do Programa), além de outras plataformas digitais.

Módulo 1
Facilitação de Processos Participativos
Módulo 2
Desenvolvimento Organizacional
Módulo 3
Análise de Cadeias de Valor com Enfoque em Gênero
Módulo 4
Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares
Módulo 5
Diferenciação de Mercados
Módulo 6
Modelos e Planos de Negócios

Quem participa do CapGestão Formação de Formadores

Professores/as das instituições de ensino formal interessados na ampliação dos conhecimentos metodológicos acerca da gestão de empreendimentos de base familiar na Amazônia, conforme a oferta metodológica do Programa CapGestão.

Objetivos Específicos


  • Disseminar o conhecimento da gestão para a bioeconomia sustentável e inclusiva na Amazônia junto às cooperativas e associações de comunidades locais a fim de ampliar a comercialização de seus produtos em cadeias de valor prioritárias.
  • Capacitar professores das instituições de ensino formal no Programa CapGestão
  • Inserir os conhecimentos e metodologias do Programa CapGestão nas ofertas regulares das disciplinas da graduação, pós-graduação e/ou em cursos extracurriculares.
  • Qualificar alunos nas instituições de formação profissional para ampliar o conhecimento sobre sistemas de gestão e acesso aos mercados para as organizações econômicas de produtores, associações, cooperativas e pequenas e médias empresas.
  • Desenvolver as capacidades para: apoiar o processo de diálogo em grupos para a ampliação de processos de planejamento, monitoramento, avaliação; o desenho e implementação de treinamentos considerando o ciclo de aprendizagem ativo; aprimorar ferramentas para moderação de ambientes em grupos; analisar os circuitos econômicos existentes nos quais os empreendimentos estão inseridos para a definição de estratégias de melhoria; assimilar ferramentas básicas para a gestão financeira dos empreendimentos; identificar diversos modelos de diferenciação dos produtos nos mercados; conhecer as normas para a regularização sanitária de empreendimentos de base familiar e; a elaboração e o aprimoramento dos modelos de negócios dos empreendimentos.

Materiais para estudo

Neste tema há uma série de ferramentas conceituais e metodológicas que se apoiam na construção de diálogos e no processo de aprendizagem experiencial. Abaixo é possível encontrar instrumentos de moderação e capacitação com enfoque no desenvolvimento e aprimoramento das competências pessoais para uma gama de processos participativos com grupos, tais como: capacitações, sessões de planejamento, avaliações, entre outros.

Os materiais estão organizados em categorias. Se quiser mais informações sobre cada um, clique no botão "detalhes". Para fazer o download diretamente, clique em "baixar"

Este tema está baseado em um conceito de desenvolvimento organizacional e integra um conjunto de ferramentas para fortalecimento da autogestão e da autonomia de organizações de base (associações, cooperativas, entre outras). Aqui estão reunidas publicações sobre a metodologia DOP e a aplicação da metodologia CEFE, a fim de tornar viável a construção de planos de mudança e de aprimoramento organizacionais.

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Este módulo oferece uma caixa de instrumentos para motivar aos/às profissionais de Ater a analisarem o desenvolvimento de cadeias de valor com um olhar sensível ao gênero, na medida em que homens e mulheres possam obter benefícios equitativos.

O material ofertado permite identificar, por exemplo, restrições de gênero que dificultam o desempenho da cadeia de valor; as contribuições das mulheres em relação à quantidade e qualidade da cadeia; e ainda propor ações concretas para o alcance e empoderamento das mulheres nesse contexto.

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Este tema reúne diversos instrumentos e publicações que auxiliam na compreensão sobre as etapas de regularização sanitária, boas práticas de fabricação e orientações de acesso aos diferentes mercados para cadeias de produtos da sociobiodiversidade, com ênfase em açaí, castanha-do-brasil e pirarucu.

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Este tema trata dos mecanismos de diferenciação de mercados a partir da consideração dos valores socioambientais associados aos produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia, levando em conta o reconhecimento de suas origens e importância. 

O objetivo é mostrar os diversos padrões ambientais e sociais como uma estratégia que molda o curso de negócios sustentáveis; bem como identificar os padrões como instrumentos capazes de incentivar o crescimento econômico socioambiental.

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Este tema disponibiliza um conjunto de ferramentas para que os/as técnicos (as) de Ater estabeleçam processos de diálogo, análise e reflexão com os diversos atores envolvidos em torno dos modelos de negócios sustentáveis. Abaixo, é possível encontrar materiais que orientam o desenvolvimento de estratégias de marketing, combinadas com elementos de gestão financeira, permitindo uma avaliação mais próxima da realidade dos empreendimentos.

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